quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Primeiras pedaladas...

Finalmente criei o blog!!!

Ainda estou aprendendo a mexer nesse site, e a internet tá lerda, então aos poucos vou ajeitando as coisas aqui....

mas vamos ao que interessa:

No último sábado, dia 22 de janeiro de 2011, comecei a viagem que há tempos vinha sonhando e planejando. As últimas semanas antes de começar foram pura correria, organizando as coisas para a viagem, ajeitando a bicicleta, a ansiedade aumentando...

enfim, no sábado, o grande dia: bicicleta carregada (muito carregada!), café da manhã rápido (mas juro que foi a maçã mais demorada da minha vida!), ouvindo as últimas recomendações dos meus pais e, depois uma despedida emocionada na garagem e na calçada, aí sim: as primeiras pedaladas!
Desde o começo já achei que estava melhor do que imaginei quando via a bike carregada: apesar da aparência de que estava carregando a casa inteira, estava macia de pedalar e quase não sentia o peso.
Esse primeiro dia foi um passeio para me acostumar com o peso e o equilíbrio mudado da bicicleta. Passei por toda a orla do rio, de copacabana até o recreio, caminho lindo, com direito a algumas fotos de despedida da minha cidade maravilhosa (inclusive no elevado do joá, já que não quis encarar a estrada do joá...). Fui para o sítio das pedras, em vargem pequena, onde mora um casal de amigos, e tirando o fato de ter pego a estrada dos bandeirantes para o lado errado e andado uns 5km na direção errada, cheguei bem, por volta de meio dia.
Passei a tarde de sábado e o domingo no sítio, curtindo o laguinho e os amigos, rearrumando os alforges, colocando as coisas que entraram em cima da hora em seus devidos lugares e dando os últimos retoques na bicicleta....
Na segunda de manhã parti para Mangaratiba. Logo no começo, depois de um pedacinho plano, o desafio do dia: a primeira subida da viagem, na serra da grota funda, que separa o recreio de guaratiba, santa cruz, etc. quando cheguei no pé da serra estava nervoso pra ver como seria subir com tanto peso, mas no meio da subida já vi que era possível, que não era nenhum perrengue muito grande. Quando cheguei ao topo e vi que dali para frente era só descida, abri um sorriso do tamanho do mundo e pensei comigo mesmo: - depois dessa eu subo qualquer coisa, que venham os Andes!!! Heheh pode parecer idiota, mas no fundo era verdade, vi que era só questão de tempo e paciência. Era colocar na marcha leve e ir girando, o maior desafio era psicológico, e não físico...
Depois da serra, um baixadão até depois de Itaguaí, já na Rio-Santos, e aí começa o sobe-e-desce da Costa Verde. O caminho, velho conhecido, é lindo, a cada curva uma vista de tirar o fôlego, pedalando no meio da mata atlântica, um luxo! Cheguei em Mangaratiba por volta de meio dia, e o Oscar, que me hospedou, estava no trabalho até umas 16hs, então fui para a praia do saco, em Mangaratiba mesmo, pedi um PF em um restaurante em frente à praia e, enquanto saía a comida, fui dar um mergulho. Depois de comer, uma esticada embaixo de uma árvore na beirinha da praia, pra tirar um cochilinho e fazer a digestão... luxo.
Quando deu a hora, fui encontrar o Oscar, que conheci pelo Couch Surfing, e fomos para a casa dele, que tem uma varanda de frente para a enseada do centro de Mangaratiba. O cara é super gente fina e hospeda uma galera lá o tempo todo.
Na terça-feira, acordei cedo e dá-lhe estrada de novo... de Mangaratiba até Angra eram só 50km, bem menos que os 80 do dia anterior, mas acabei levando quase o mesmo tempo. Muuuita subida, bem cansativo, mas com as vistas pro mar, maravilhosas, e a cada 500 metros, um riozinho, mina d’água ou cachoeira... pedalar pela Rio-Santos é um espetáculo por si só...
Em Angra, fiquei na casa do Francisco, pai do Ian, meu cunhado e da Kátia. Casal gente finíssima, e com uma casa linda. Mais uma vez, varandão com vista pro mar... à tarde fui para a praia do Café, dentro do próprio condomínio, que era uma delicinha, pequena, sem ondas e com uma água deliciosa. À noite ficamos conversando sobre a vida em Angra e no Rio, e eles me contando que os maiores problemas deles lá são o bem-te-vi que canta às 5:30 da manhã, e a disputa pelas bananas das bananeiras do condomínio. Bons problemas, não? Vida mansa...
De manhã, na saída de angra, cruzei com a própria Kátia correndo (ela corre até a meia maratona!!), e depois de uns 10km rodados, lembrei que minha sunga ficou no banheiro (putz, primeiro esquecimento da viagem...típico!). já tinha pedalado muito pra voltar, então só mandei uma mensagem pra eles e segui viagem. Logo depois de Mambucaba, uma vila dos trabalhadores da usina nuclear de Angra, vi do outro lado da estrada um sujeito numa bicicleta carregada. Depois de um segundo de perplexidade, dei um grito e ganhei um amigo. Egon Mittelstatt está vindo do Rio Grande do Sul, rumo à Bahia. 4000km de pedal. Pra quem achava que eu era o único maluco que saía por aí numa bicicleta, vai aí uma foto do encontro.
Quando estávamos nos despedindo, Égon avisa que meu alforge estava aberto. Dei uma conferida e vi que estava tudo ali. Opa, tudo não! Cadê o papel higiênico? Tinha parado pra comer uns 2km antes e o bendito ficou pra trás. Depois de um momento de dúvida, resolvi voltar. Não pelo limpa-bunda, mas pelo saquinho que estava envolvendo o dito-cujo. Um saco preto com bolinhas douradas (!!!) que minha mãe me deu quando estava arrumando as coisas dizendo que era engraçado e diferente, então era fácil decorar o que estava dentro... e realmente é! Está sendo muito útil, mãe, apesar de até agora (benza) ainda não ter precisado apelar para seu conteúdo...
Na hora do almoço parei na praia de São Gonçalo (os niteroienses já vão perguntar: -pedalou isso tudo pra chegar em sangonça?? Pois é... mas essa São Gonçalo é uma praiazinha linda, de onde se pega um barquinho pra ir até a praia do pelado, espetáculo à parte... mais uma vez, almoço seguido de morgação para a digestão. De lá até Paraty, mais algumas subidinhas, vistões e cachoeiras e, quando cheguei ao trevo e olhei para o ciclocomputador (aparelhinho que marca velocidade, distância, etc.) vi lá: 100km rodados nesse dia. 300km no total! Marca bonita de se ver, fiz 100km sem sofrer tanto. Em Paraty fiquei na casa do Léo, amigo da UFF e meu xará. Outra casa linda, no centro histórico, atrás do atelier do padrasto e da mãe dele, e toda em madeira, meio colonial, com plantas, forno a lenha numa área aberta nos fundos e exalando arte. Obrigado a Margarida e Patrick pelo pouso!
Depois de um banho revigorante, fui ao banco e na volta comprei uma sunga pra substituir a esquecida (25 merréis de prejuízo pela seqüela...). jantarzinho gostoso e cama!
Finalmente chegamos a hoje!
Saí de Paraty mais tarde do que pretendia, pra variar, por volta de 8hs, e já no comecinho do dia, um subidão até a divisa com São-Paulo. São uns 20km de subida intercalada com umas descidinhas leves só pra descansar. Nos últimos 4km, até a divisa, subida sem parar. Marcha leve, respiração e pensamento longe pra não notar... no meio dessa última subida, parei pra tirar uma foto, e quando fui afastar os galhos de uma árvore que estavam na frente, vi que era uma goiabeira, cheia de goiabas verdes. Depois de tirar a foto, fui procurar uma madura e bingo! Achei só uma, mas estava deliciosa! Prestando atenção vi que naquele trecho a beira da estrada era uma fileira de goiabeiras e limoeiros, mas não tinha mais nada maduro. Continuei o pedal agradecendo a quem plantou aquelas árvores, que me deram sombra na subida e uma goiaba docinha.
Quando cheguei na divisa, pausa pra foto da plaquinha e delícia: um descidão de quilôooometros. No meio da descida, vi uma plaquinha: cachoeira da escada e já dava pra ouvir o barulhão de água. Não deu outra: parei pra dar uma olhada, e era bem do ladinho da estrada. Mergulho revigorante pra refrescar da subida, foto e pé no pedal... depois da descida, já no baixadão, vi outra plaquinha: Praia da Fazenda. A mãe do Léo tinha me dito que ia pra lá, e eu estava procurando uma praia pra parar pra almoçar, então decidi dar olhada. quando cheguei na guarita, perguntei se na praia tinha algum bar vendendo comida e um senhor me disse que tinha uma lanchonete, mas que hoje tava fechada... quase voltei pra estrada, mas decidi dar uma olhada. afinal, quem mora em Paraty não vai escolher uma praia qualquer pra ir. Quando cheguei na areia, fiquei pasmo: a praia era um paraíso! Praiazona enorme, com uma areia fininha, daquelas duras, e um marzão transparente, desses que você anda pro fundo por 5 minutos e a água ainda está na cintura... a praia é dentro de uma área de preservação (Parque Estadual da Serra do Mar), então em volta é tudo mato, preservadaço, e a praia quase vazia.... lindo!
Fiquei horas lá, mergulhando, lendo, escrevendo, tirando fotos... só saí quando a fome apertou e a hora me dizia que tinha que voltar pra estrada e procurar algo pra comer. Na volta pra guarita, onde tinha deixado a bici, surpresa: a lanchonete tinha aberto. Perfeito, não precisava procurar outro lugar... comi um sanduíche natural com suco de Jussara com abacaxi (a Jussara é o açaí da mata atlântica, deliciosa, ameaçada de extinção e que faz parte de todo um processo de resgate cultural...) e mais uma empadinha de frango. Bucho cheio, ducha tomada, ganhei um cafezinho dos guardas do parque e pé no pedal...
Mais subidinhas, descidinhas, mas a pedalada não rendia... e não era por falta de pernas, mas por excesso de boniteza... a cada 5 minutos tinha que parar para tirar umas fotos da vista, que era espetacular! Se disserem que elogiei São Paulo, nego até a morte, mas essa região de Ubatuba é linda! Depois de várias fotos e um bocado de estrada, cheguei a Ubatuba, onde estou agora, na casa da mãe da Uschi, amiga da geografia da UFF. Jantar mineiríssimo, frango com quiabo, banho num chuveirão de quintal delicioso, e um bom papo com a Sônia, mãe da Uschi, e muito gente boa. Mais um pouso em casa de amigos que nem estão por aqui. Obrigado a essas boas almas que abrem suas casas aos amigos dos filhos...
E cá estou, cada vez mais encantado com as belezas desse mundo, aproveitando cada momento e cada curva dessa estrada e finalmente conseguindo postar nesse blog!
=) até mais, amigos! E estou vivo sim, mais do que nunca!

1. Bela viagem.
    Um cara de coragem
    Sem comentários.
    Um forte abraço e boa viagem.

2. Sensacional, Bike!!
    Continue postando suas histórias e fotos, gostei muito...boa sorte!
    abração
    Soza

3. Este comentário foi removido pelo autor.

4. aê bicicleide!
    acompanharei sua viagem por aqui! já está favoritado ..
    Boas pedaladas!
    Abraços,
    Rômulinho!

5. Aaaaahhhh bici!! sério, que orgulho! que lindo! pqp! to chorando em pleno curso! hauahaua. tá, eu sou ridícula, mas você me emocionou!

Te admiro demais (não só por isso que você está fazendo, mas por quem você é e sempre foi).
    To aqui torcendo pra que sua viagem continue maravilhosa!

Te amo.

6. Nao é coragem nao! É amor, vontade e forca para correr atras do q se acredita!

Alegria imensa, meu querido. Tambem fiquei emocionada...rsrs sem palavras..
    Siga em frente! Tem uma galera imensa q te ama e torce por vc viajando junto. Mesmo eu aqui com um oceano de distancia..

Soooorte sempre!

Vamo que vamo!

Bju da lilu!

7. Ahnnn que lindo Biici!!! Sua última frase emocionou aqui!!
    Lindas fotos, lindo caminho!

Muita luz aiii!!!
    estou aqui muito feliz por você!!!
    Beijos
    Lívia (do Preah)

8. ontem eu fiz um comentário, mas não foi! estranho, pq tenho a sensação que as vezes não precisamos de palavras...

então: ......!

entendeu?

é muito inhame, muito chuchu, muita beringela!!!
    muito borogodó!
    ahooo ;)

9. Como fiquei sabendo da viagem depois, aproveito para desejar uma ótima viagem...tenho certeza q vc voltará outra pessoa...e vou querer tomar uma cervejinha com esse cara quando ele voltar!!hehe!
    Forte abraço, bici (fazendo jus ao nome)!

ass.: Luís (rosa)

10. Aaah bici lindooo, eu já sabia da viagem, mas nao sabia que ja tava rolando!
    Meu deus, que sensacional o seu projeto, que experiencia de vida maravilhosa.

Só vc cara, só vc com essa humanidade toda especial, esse ser humano lindo que vc é.

Boa sorte na jornada, espero que dê tudo certo e pode ter absoluta certeza que a familiamtdoida toda ta mentalizando tudo que ha de melhor pra vc!

Beijo enorme, coisa linda =)

11. O nome do blog tinha que ser "caminhos do bicicleta"
    Irado cara.
    Ainda não sei o sexo do meu filho, mas quando souber, te aviso por aqui.
    abraço

12. Parabnéns meu primo, muita força nessa jornada, espero ver as fotos, e aí você monta um guia pra galera curtir também...
    abraços, com deus ai

13. bicinhaaa!!!
    que lindo!!!
    cara, deu pra sentir exatamente o teu jeito de falar... nhom... fiquei tao feliz
    deve estar sendo..magico!
    felicidades! felicidades!
    =)
    beijos, meu irmaozinho amado

Fernandes
    ps.: passa hipoglos, ein!

14. Bicicleta, vc é lindo demais!
    Pra variar,mais uma emocionada...lerei sempre suas aventuras. Em vários trechos já saiu aquele "óhhhh...lindo!!!"
    ;)

Boas pedaladas, querido.
    Beijo!beijo!

Broch!

15. Biciii!!
    Muito emocionante seu blog e sua viagem!!
    Fiquei grudada na tela lendo tudo frenéticamente e imaginando vc em cada lugar, como se estivesse ai com vc!!

Muito lindo!!
    =)

beijinhos..
    não deixe de mandar noticias, hein?!

Muita sorte e ótima viagem!!
    amo-te!
    nat -oo-

16. sensacional! continua escrevendo e mandando fotos :)

augusto

17. Camarada,

simplesmente duca! Sem palavras...

Estou muito orgulhoso, de verdade. Saudades de você e dessa família muito doida e muito linda, que brilha em qualquer parte do mundo, em qualquer coisa que se decida fazer!

Boa viagem! Evolua! E lembre-se que o constante são as mudanças... !

Forte abraço,
    Érico

p.s: comentário da Fernanda foi muito pertinente, reitero a dica.

18. Querido,

Só você pra fazer uma parada tão legal!
    Tenho mais orgulho ainda, se isso é possível... rsrsrs
    Ainda mais que já tive a honra de recebê-lo e, porque não dizer, hospedá-lo...

Beijos

Mariflor

p.s. Faço coro com Fernanda

19. Bici,

ontem vi a praia (o filme) e associei muito à você agora. Uma parte diz que as pessoas saem de casa, viajam pro outro lado do mundo, pra fazer o que fazem de costume.
    Eu concordei muito na hora, só que vc é uma excessão =).

Outra coisa boa que o fiquei na cabeça é que nao há uma perfeiçao que se sustente...mas sim momentos de perfeição.

Fiquei muito feliz de te acompanhar... e é isso aí !

Boa busca !

20. Fala Leo! Aqui é o Alberto. Topamos pelo soltec quando eu estava como voluntário lá :)

Boa sorte na viagem! Tenho certeza que será uma contribuição única para a economia solidária..

abraços!

21. Muito foda Bici!
    Com certeza vou acompanhar essas histórias.
    Te desejo uma excelente viagem, e que você aproveite ao máximo.
    Sorte, paz e sucesso nessa aventura ae.

Grande abraço,
    Clark

22. Fico feliz de saber que vc meteu o pé... aproveite o mundo: ELE É NOSSO! Vai na paz, que deus lhe ilumine com muito amor e positividade. Estarei acompanhando seu caminho e esperando seu retorno para aprender com seu aprendizado. Um abraço irmão... te amo! Chico

23. Biiiike!
    Que demais, cara!

Vou te acompanhar daqui feliz da vida.

Beijobeijo

24. ah moleque maravilhoso!!!
    isso aí cara, o mais difícil vc já fez, foi sair. depois que sai, qualquer lugar é lugar. lembre-se do forrest gump: "se eu vim até aqui porque não posso ir até ali?"
    levou as paradas pra fazer rango???
    pelo que vi nesse primeiro post vc vai comer na rua. uma dica cara, faça um fogareirozinho à álcool que vc vai economizar uma grana considerável e comer mais ou menos o que quiser e na hora que quiser. mas é contigo, só uma sugestão.
    keep riding, meu querido!
    já está nos favoritos!
    abraços

25. leeeo!

se fosse ateh aih jah teria valido a pena, por todas as coisas dessa pagina que jah ficou grande por aqui.. mas ainda bem q ainda falta um tanto, continue contando aih do percurso que deve ser realmente lindo..

e forca sempre, realmente como falaram por aih vc vai voltar outro..

beijinhos! ( :

ps: depois de ver a foto da bicicleta do seu amigo de estrada, acho que a sua no fim das contas nem tava tao carregada, nao eh?

26. Show, meu gatinho!!! Adorei as fotos, adorei te ouvir (ler)... tudo!!! Enquanto lia, a bebê se contorcia no barrigão. Se cuida! Boa sorte! Te amamos. Bjs

27. Ah! Mais uma coisa: não se esqueça do protetor solar! bj

28. Bici! deve ta tudo maravilhoso .. aproveita muito, cara!! vou acompanhar essa tua viagem linda por aqui!
    beijao,
    bebel

29. Iradaço Bike!! Sua narração foi muito boa, sincera e empolgante!!

Vou acompanhar o blog direto!! Boa sorte garoto, curte cada segundo da empreitada!!

ps> acampei na Praia da fazenda ano passado.... lá é lindão mesmo e Ubatuba tb é foda, ia muito pra lá surfar!!

forte abs!!

30. Oi Leonardo
    Meu nome é Margaret e sou mãe do Felipe - Bide - que é da usa sala na UFF. Ele me contou sobre seu projeto e hoje, quando entrei no faceboock, vi que ele tinha postado seu blog. Conheço bem o caminho que vc fez nessa etapa de sua viagem e, como gosto muito de bike, confesso que fiquei emocionada com seu relato !! Parabéns por sua iniciativa e disposição !!! Vou ficar aqui acompanhando tudo e torcendo pelo seu sucesso !!!
    Um abraço
    Margaret

31. Elele !

Manero bici bici ta rolando ateh uma certa invejinha por nao ir com vc ... mas eh uma inveja positiva ! ahhauhuahaua
    Pena q nao sei andar de bicicleta mas vc leva o seu apelido a serio !

Um abraço e td d bom rapaz ! Vo torce aqui pra q td de certo pra vc e tok pra frente !

32. Fala Léo! É o Luis de Ilhabela. Conversam0os rapidamente na Ilha das Cabras.
    Show sua viagem! Não deixe de postar!
    Boas pedaladas!

Grande abraço!

Luis PImenta

33. Bike,

muito bom seu blog cara, bom saber que sua viagem segue conforme o esperado. Boa sorte de novo irmão!

[]s

Gigante

34. Leo, é muito bom ter noticias de voce por aqui, assim diminui um pouco a saudade. Continue mandando esses relatos maravilhosos para sentirmos um pouquinho o gosto dessa viagem. Grande abraco, Celso

35. maravilhoso, Léo. Queremos atualizações! Como diria o Léo, excesso de boniteza.

36. Léo,

me emocionei. tem vida demais. aí a razão falta, o discurso cala, e só mesmo o choro ou uma agrande gargalhada.

Beijos emocionados

Vini

37. Leo,
    Bacana essa viagem! Parabéns pela inciativa e coragem! Poderia ter incluído Sorocaba no trajeto... Aqui não tem praia, mas tem muito lugar bonito e seria um prazer hospedá-lo em nossa casa!
    Te cuida e boa sorte!
    Tio Tarcisio, tia Rosarinha e Matheus.

38. Léo,
    Que Lindo fiquei emocionada com os seus relatos, estive em São Sebastião de 7 a 17 de janeiro fico sempre em Barequeçaba-São Sebastião, passeio na Ilha vi que os Borachudos não te perdoaram rs... eu morri de rir quando vc disse que a areia era dura rs... quando fui a primeira vez pensei cadê aquela areia fofa do Rio, rs...
    beijinhoss
    Fica com Deus.
    Adriana
    ahh vc podia passar em Rio Claro heinnn saudadesss de vc.

39. Leo!!
    Estou aqui lendo seu blog e morrendo de inveja! Infelizmente não tenho mais idade para uma aventura dessa, mas acho sensacional o q vc está fazendo! O mundo é MUITO maior do que o que vemos pela discovery chanel... :-)) As pessoas são muito melhores que os noticiários querem que acreditemos!
    Continue a postar no blog, vc escreve MUITO BEM! Viva e aproveite bastante essa oportunidade! Estou aqui aguardando por você no próximo período para concluir seu projeto final! Sucesso! Saúde! E que o cara que plantou a goiabeira continue a olhar por você e te traga de volta são e salvo!
    Beijos!
    Maria Helena

40. Oiiii
    já estamos em março e só agora descobri seu blog, porque enfim pesquei sua assinatura no email que enviaste....humpf, tratante, achaste que eu não queria ler o blog?
    de repente tem mais amig@s seus que gostaram de saber o end do blog, hein...

vamos ao que eu vim fazer aqui, afinal, não vim fazer churumelas, com certeza, vim dizer que só agora entrei, rodei todos os posts, mas pelo jeito terei muitos dias de leitura, pois é essencial começar do primeiro dia até chegar ao atual, e só pelo primeiro post já confirmei que terei uma looooonga viagem por estas "páginas": delícia de Léo, coisa boa da vida é conhecer maravilhas, e vc é uma das minhas, beijuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu - ALE.