domingo, 17 de abril de 2011

Serra do Rio do Rastro

Esse post já tá com quase um mês de atraso, mas como eu já tinha escrito o texto e essa serra merece ser divulgada, aí vai...

Quando saí do Farol de Santa Marta, meu último pontinho de litoral, fui até Guatá, já no pé da Serra do Rio do Rastro.
Pedi pouso num posto da Polícia Militar Rodoviária, e fiquei alojado em uma casa que estão construindo ao lado do posto. dali já conseguia ver a serra, um paredão azul no horizonte.
No dia seguinte já acordei ansioso pra chegar na tão falada serra... todo mundo que conhece o lugar e com quem comentei que ia subir por aqui falava que era fantástico, uma vista maravilhosa, mas uma subida árdua.
Tomei um café numa padaria que merece ser citada, porque lá você não paga o café. paga só o que come, o café é por conta da casa! ô delícia... comprei umas frutas pro caminho e fui em frente. assim que comecei a subir percebi que a Caiçara não estava bem. quando colocava nas marchas mais leves, ela ficava engasgando, trocando de uma marcha pra outra sozinha, a corrente saía... algo estava errado. lembrei que no dia anterior também tinha notado algo estranho nas marchas leves.
não tinha andado nem 2km quando vi que não dava pra continuar daquele jeito. algo estava muito errado e tinha que ajeitar antes de começar a serra propriamente dita, porque ia precisar das marchas leves o dia todo...
parei achando que só ia ter que regular o câmbio, mas quando virei a bike de cabeça pra baixo, veio a surpresa:


O quadro quebrou....
Fiz até um vídeozinho:
http://www.youtube.com/watch?v=XaVaA8ng3uc

Estava em maus lençóis...
esse era um dos piores problemas que podia ter com a pobre caiçara, e pra completar era domingo, difícil de achar algum lugar aberto para soldar o quadro.
O lado positivo é que o quadro da Caiçara é de cromo, uma liga de aço que é a ideal para viagens, entre outras coisas por poder ser soldada com uma solda simples, fácil de encontrar, ao contrário das bikes de alumínio, que precisariam de solda especial, difícil de encontrar e mais cara.

fiquei algum tempo sentado na beira da estrada em um dilema cruel: não fazia idéia de onde encontrar um soldador em pleno domingo, estava no pé da serra e um bocado distante de alguma cidade grande e não queria rodar com a bike nem empurrando pra não piorar o problema. precisava pegar uma carona com um caminhão ou pick-up e chegar a algum lugar para resolver.

Tinha quase certeza que teria que esperar até segunda para soldar o quadro, e não podia perder dois dias ali no pé da serra, já que agora estou com pressa para chegar à fronteira, então decidi ir para Lages, onde tinha uma casa para ficar (os pais da Glau) e pessoas que conheciam a cidade e saberiam me indicar onde encontrar a solda. mas para isso perderia a serra, ia pular uma das partes mais aguardadas da viagem até o momento....

estendi o dedo na beira da estrada e enquanto não conseguia a carona, fui trocando mais dois raios que tinham quebrado na roda traseira ( maldita estrada esburacada do farol de santa marta).
depois de +ou- uma hora, parou um casal com uma hilux que estava subindo a serra. jose e teresinha eram de Laguna e estavam indo para São Joaquim. de lá poderia pegar uma outra carona ou um ônibus para Lages, já era bem mais perto.

Subi com eles, com direito até a paradas para fotos nos mirantes e, assim que chegamos a Bom Jardim da Serra, a primeira cidade lá no topo, passamos por uma borracharia aberta. paramos para perguntar e o sujeito também era soldador, então fiquei por ali mesmo. me despedi do casal gente boa, tirei uma foto e fiquei por ali consertando a Caiçara.

depois da solda pronta e de comer um pastelão na lanchonete ao lado, botei tudo de volta na bike e voltei para a estrada. pensei em ir até São Joaquim e no dia seguinte seguir para Lages, mas fui pedalando injuriado de ter pulado logo a serra do rio do rastro...
estava tão desanimado que não durei nem 3 quilômetros antes de parar pra repensar. aí decidi que não tinha que subir aquela serra pedalando. e se eu ia demorar mais um dia para chegar em Lages mesmo, eu podia muito bem subir a serra no dia seguinte e de Bom Jardim já pegar uma carona, ia dar na mesma... não deu outra, virei pro outro lado, passei pela borracharia e me despenquei serra abaixo. a descida foi gelada, até botei o casaco e umas folhas de jornal no peito pra quebrar o vento, e uma hora depois estava de volta ao mesmo lugar de de manhã... pedi pouso mais uma vez no posto da polícia e fui preparar o jantar satisfeito com a decisão, ciente que talvez mudasse de opinião na hora de subir aquela pirambeira...

No dia seguinte, o céu amanheceu limpíssimo, um dia muito mais bonito que o anterior, já interpretei como um sinal de que tinha tomado a decisão certa. mais um café na padaria simpática, marcha leve e pedaladas...
Definitivamente fiz uma bela escolha. a serra estava ainda mais bonita do que no dia anterior, e dessa vez podia ir parando quando quizesse pra ficar apreciando aqueles paredões verticais cortados por uma estradinha absolutamente improvável...
aquele lugar foi um dos mais impressionantes que já estive em toda a minha vida, daqueles que você nem acredita que está realmente ali...







e a subida nem é tão penosa quanto eu esperava, porque é comprida mas não é tão íngreme, então é colocar na marcha leve e esquecer que está pedalando... e a cada 500m você quer parar para tirar uma foto de uma vista nova, um ângulo que ainda não tinha aparecido, então vai descansando...
Chegada ao fim da serra

Cheguei em Bom Jardim da Serra satisfeito por ter descido e subido de novo, e depois de comer mais um pastelão, consegui uma carona de caminhão até Lages.

Agora estou em Buenos Aires, na casa de amigos. logo mais explico como cheguei até aqui....

beijão,

Leo

10 comentários:

  1. Bici, que bom que a caiçara está bem. Que linda serra, ainda bem que vc persistiu. Sentir vc feliz e satisfeito é muito bom para nós que estamos torcendo por vc e juntinhos na sua carona.
    Beijo grande da Broch.

    ResponderExcluir
  2. Espectacular, obrigado pela partilha e Boa Viagem

    ResponderExcluir
  3. Historia de tirar o folego hein:) a vista de cima da serra e espetacular. Maravilha grande Leo. Abração Fera.

    ResponderExcluir
  4. Cara, a SRR é um dos lugares que ainda quero conhecer... só vi por fotos de amigos motociclistas e ciclistas... mas um dia ainda faço ela!!!

    Parabens pela viagem...

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Serra do rio do rastro é fantástica né!!!!

    Hei, minha gt de cromo já quebrou 1x no mesmo lugar. A solda do tiozinho vai resolver, fica tranquilo =)

    Abração e boa trip meu caro!!
    André Costa
    www.pedarilhos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Correr Riscos

    Rir... é correr o risco de parecer tolo.

    Chorar... é correr o risco de parecer sentimental.

    Estender a mão... é correr o risco de se envolver.

    Expor seus sentimentos... é correr o risco de mostrar seu verdadeiro EU.

    Amar... é correr o risco de não ser compreendido.

    Viver... é correr o risco de morrer.

    Confiar... é correr o risco de se decepcionar.

    Tentar... é correr risco de fracassar.



    Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.

    Pessoas que não Arriscam:

    Podem evitar sofrimentos e desilusões, mas não

    conseguem nada.

    Não sentem, não mudam, não crescem, não amam, não

    vivem.

    Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas,

    privam-se de sua liberdade.

    Somente as pessoas que correm riscos... são livres.

    "Os barcos estão seguros, se permanecem no porto.

    Mas não foram feitos para isto."

    ResponderExcluir
  7. Sei que voce ficou comovido, até com o utero mexido depois de ler esse meu comentario, mas não fique não, corra, pule, salte, nade, escale,voe passarinho, pedale robinho, mostre para o mundo que voce nasceu pra ser SENNA e não Barichelo, e por que e muito bom e faz muito bem e feliz ver esse puta sorriso gostoso enfeitando a sua doce alma de guerreiro. Abração forte, to inspirado hoje :)

    ResponderExcluir
  8. É isso aí Léo! Parabéns! Mais um desafio vencido! Quebrar o quadro é muito triste, principalmente quando se está num lugar onde não se sabe se há socorro próximo.
    Já estive em Lages. É um lugar maravilhoso! Queria fotografar aquela bela catedral mas estava fechada... que pena!

    Grande abraço do Antigão!

    ResponderExcluir
  9. bici! já tá na hora de atualizar neh? =pp
    saudades mil, amigo. muito lindo tudo!

    ResponderExcluir
  10. Valeu Léo, mais uma vitória! Fico na torcida aqui. Mas confesso, me divirto muito com seu bom humor até nas horas difíceis. Eu ri da sua alegria de ter voltado.
    Pô Léo tá demorando muito essas últimas duas semanas, heim! Tô curiosos aqui.
    Marco

    ResponderExcluir